ISSN: 2675-2360

Seminário Científico e Cultural da AJES

VOLUME ATUAL

Volume III, 2020

APRESENTAÇÃO

 

A extensão universitária é entendida como uma das principais atividades das instituições de ensino superior. É um processo educacional, cultural e científico que articula, amplia, desenvolve e alimenta a Educação e a Pesquisa, na medida em que possibilita a articulação do relacionamento em constante evolução entre a instituição educacional e a sociedade.

A extensão é inseparável da Educação e da Pesquisa, complementando a pesquisa como fornecedora de material para sua realização, quanto a Educação por consistir em sua razão de ser. Ao articular modos de ação, promove a inclusão social e a democratização do conhecimento, moldando-se por meio de cursos, eventos, prestação de serviços, projetos e programas.

A institucionalização da política de extensão da Faculdade do Norte de Mato Grosso – AJES está ligada a dois eixos: um conjunto de regras e regulamentos que regem o desenvolvimento de suas atividades e a promoção de um grupo de professores que fortalecerá as atividades promovidas.

O Departamento de Extensão e Assuntos ligados à pesquisa e iniciação científica vincula as coordenações, professores, alunos bolsistas e voluntários de cada curso à Coordenação do Núcleo de Pesquisa (NUPE), a qual por sua vez se vincula diretamente à Direção de Ensino e à Diretoria Institucional.

As propostas para atividades de extensão são discutidas inicialmente em cada Colegiado de Curso; se aprovadas, essas propostas são encaminhadas ao NUPE. Posteriormente, sob a responsabilidade do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/AJES), eles são avaliados com base na relevância e encaminhados ao CONSEPE – Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão para deferimento/indeferimento.

A Instituição possui um Programa de Bolsas de Extensão, administrado pela Diretoria-Geral, com o objetivo de viabilizar e incentivar a participação de estudantes de graduação em programas e projetos de extensão, priorizando as áreas temáticas de cultura, educação, direitos humanos, meio ambiente e saúde. Também possui um Programa de Apoio à Extensão e Cultura, buscando apoiar o desenvolvimento de atividades com a participação de professores, funcionários administrativos e estudantes.

 

Os princípios que regem as atividades de extensão Na Faculdade do Norte de Mato Grosso – AJES estão relacionados à inseparabilidade da extensão, pesquisa e ensino; o reconhecimento da atividade de Extensão como atividade acadêmica; atividades multidisciplinares e interdisciplinares; o vínculo e compromisso com as populações-alvo, bem como a definição de populações e territórios prioritários.

A Diretoria de Ensino incentiva a expansão do programa de extensão como uma atividade de aprimoramento científico contínuo, uma vez que a implementação do aprendizado em áreas periféricas é uma maneira de qualificar o aprendizado profissional e fortalecer a educação cívica.

CONTATO

Endereço

Rua Oytis, 150, Jardim Vitória, Guarantã do Norte - MT

Telefone

(66) 99690-0410

E-mail

email@email.com

© 2024 AJES. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvido por CDS - Centro de Desenvolvimento de Software.