ISSN: 2675-2360
Os estudantes de graduação e profissionais poderão inscrever seus trabalhos, na forma de pôster ou apresentação oral, nas seguintes áreas de conhecimento:
Serão feitas por meio do preenchimento da Ficha de Inscrição on line disponível no portal da AJES – Faculdade do Norte de Mato Grosso. As inscrições serão abertas a partir do dia 13/10/2020 até 13/11/2020.
Os trabalhos deverão ser submetidos na forma de resumo e artigos científicos.
Serão feitas pela ficha de inscrição on-line disponibilizada no site< http://eventos.ajes.edu.br/seminario-cientifico-e-cultural-da ajes/> do dia 13/10/2020 até 13/11/2020, as demais inscrições serão realizadas até o dia 16/11/2020 com a comissão organizadora.
(pôster e apresentação oral), bem como o público externo será condicionado a uma taxa de inscrição de R$: 50,00 (cinquenta reais); A confirmação da inscrição de trabalhos e inscrição do público externo se dará após a emissão do recibo emitido pela comissão organizadora: (AJES-Sala dos professores; Prof. Cláudio).
O autor responsável pela inscrição e o orientador do trabalho receberão uma mensagem de notificação via e-mail.
Não serão aceitas inscrições duplicadas de trabalhos. Caso a comissão identifique os trabalhos inscritos mais de uma vez, será mantido apenas o primeiro documento enviado.
Os resumos submetidos à semana de enfermagem da Faculdade AJES de Guarantã do Norte, devem ser editados e gravados no formato (*pdf). Os resumos deverão estar obrigatoriamente na formatação estabelecida nestas Instruções Normativas. O não cumprimento da formatação implicará na desqualificação do trabalho, sem avaliação do seu mérito científico.
Abaixo, seguem os requisitos de formatação:
- Título:
Em letras maiúsculas, fonte Arial 12, em negrito com alinhamento central de parágrafo. Atenção: não deve constar a palavra título no início do parágrafo.
Em letra maiúscula/minúscula. Nome da instituição (local onde foi realizado o trabalho), e-mail do autor principal. Para os demais autores, indicar o nome completo da instituição, cidade e Estado.
Será aceito o número máximo de 05 (cinco) autores por trabalho, incluindo o orientador, no caso de trabalho de graduação.
Apresentado em parágrafo único, conter até 500 palavras utilizando fonte Arial, tamanho 10, com alinhamento justificado, espaçamento simples. O resumo deve conter uma breve introdução, objetivo(s) do trabalho, descrição dos métodos empregados no desenvolvimento do trabalho, principais resultados e as conclusões. Os itens introdução, objetivo, métodos, resultados e conclusão, devem estar presentes no corpo do resumo em forma de subtítulos, em negrito. O resumo não deve conter fórmulas, gráficos, figuras ou referências bibliográficas. Deve-se evitar o uso de abreviaturas. Nos casos em que elas sejam absolutamente necessárias, deve-se colocar o significado por extenso da primeira vez em que elas são usadas.
O número do parecer de aprovação do COEP (Comitê de Ética em Pesquisa) ou CEUA (Comissão de Ética no Uso de Animais) deve constar no item métodos, se for o caso.
Obs.: Serão recusados os resumos de trabalhos não aprovados pelo COEP ou pela CEUA (quando aplicável), cujo parecer de aprovação deverá ser anexado na ficha de inscrição.
Indicar três palavras-chave. Cada palavra-chave deve ser iniciada em maiúscula em seguida por ponto. Recomenda-se a utilização do Vocabulário DeCS para a seleção das palavras-chave.
O artigo científico deverá ser preparado com no mínimo quatro e no máximo oito páginas no formato A4, com margens superior e inferior com 2,5 cm, esquerda 3,0 cm e direita 2,5 cm, elaborado com fonte Arial tamanho 12, sem numeração, com o corpo de texto justificado e espaçamento simples entre linhas.
Em letras maiúsculas, fonte Arial 12, em negrito, alinhamento central do parágrafo.
ATENÇÃO: Não deve constar a palavra título no início do parágrafo.
Em letra maiúscula/minúscula. Nome da instituição (local onde foi realizado o trabalho), e-mail do autor principal. Para os demais autores, incluir o nome completo da instituição, cidade e estado.
Será aceito o número máximo de 05 (cinco) autores por trabalho, em ambas as categorias, incluindo o orientador, no caso de trabalho de graduação.
Resumo com no máximo 500 palavras; Palavras-chave; Introdução; Objetivos; Material e Métodos (número do parecer do COEP ou CEUA, quando for o caso); Resultados e Discussão; Conclusões; Referências no formato VANCOUVER. As palavras–chave devem ser no máximo, três, em letras minúsculas e separadas por ponto. As figuras e gráficos devem ser inseridos após o item conclusões, numerados consecutivamente, na mesma sequência em que são citados no texto, sendo que cada figura ou tabela deve ter uma legenda auto- explicativa. As tabelas não devem ultrapassar as margens do texto. A forma de envio será por meio digital, no formato (*pdf) com até 02MB de tamanho. Deve-se evitar o uso de abreviaturas. Nos casos em que elas sejam absolutamente necessárias, deve-se colocar o significado por extenso da primeira vez em que elas são usadas.
Obs.: Serão recusados os trabalhos não aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa ou pela Comissão de Ética no Uso de Animais (quando aplicável), cujo parecer de aprovação, com o número do protocolo, deverá ser anexado na ficha de inscrição.
- Dimensão: Deverá apresentar as seguintes dimensões para confecção do pôster: 0,90m (largura) x 1,20m (altura).
No texto, usar letras de 0,5 cm, que possam ser vistas a uma distância de 2 metros. Fazer legendas para figuras e tabelas. Apresentar métodos, resultados, conclusões em sessões separadas. Os autores serão responsáveis pela afixação e retirada dos pôsteres nas datas e horários especificados pela Comissão Organizadora.
O apresentador deverá estar presente na data e horário determinado pela Comissão Organizadora, para apresentação.
Todos os trabalhos inscritos e validados com a apresentação da documentação exigida serão selecionados pela Comissão Científica segundo os critérios apresentados abaixo:
As apresentações em formato Pôster e Comunicação Oral serão avaliadas durante o evento para fins de premiação dos três melhores trabalhos em cada categoria: Estudantes de Graduação e Profissionais. Nesta avaliação serão considerados os itens com maior pontuação dos critérios de avaliação dos trabalhos.
A critério da Comissão Científica, a forma de apresentação dos trabalhos poderá ser remanejada.
As decisões da Comissão Científica serão irrevogáveis, não cabendo recurso. O resultado da seleção será divulgado a partir do dia 15/11/2019 no portal do seminário científico e cultura da AJES – Guarantã do Norte – MT.
Os trabalhos após sua aprovação, terão como critérios para publicação a apresentação oral / pôster e ainda, sujeitarem-se ao sistema de revisão por pares duplamente cegos, em que cada texto deve ser avaliado e aprovado por, no mínimo, 2 (dois) componentes da comissão científica.
Para artigos científicos deverá ser enviado o termo de conflito de interesses assinado por todos os autores para fins de publicação, conforme anexo na sessão documentos.
Terão preferência os trabalhos inéditos, ainda não apresentados em outros congressos.
Dimensão para confecção do pôster: 0,90m (largura) x 1,20m (altura), o Pôster será fixado no dia 17, horário das 14:30 às 17:00 horas e retirado somente no final do evento.
O autor deverá permanecer no local destinado ao pôster durante o período de avaliação.
O autor terá no máximo 10 minutos para apresentar o trabalho e 5 (cinco) minutos para arguição do avaliador.
O autor deverá comparecer ao local da apresentação oral 20 minutos antes do início dos trabalhos para gravar a sua apresentação no desktop do computador ligado ao projetor de imagens.
O uso de notebook será permitido para a apresentação oral.
A divulgação dos trabalhos premiados será realizada na Sessão de Encerramento.
Os resumos serão publicados em anais e entregues em mídia eletrônica. Todos os autores dos trabalhos aceitos para participação no Seminário Científico e Cultural da AJES de Guarantã do Norte – MT, devem estar cientes que cedem e autorizam a utilização dos direitos autorais para publicação dos resumos em toda a mídia, sem nenhum ônus e obrigação e por tempo indeterminado.
Será emitido um certificado por resumo, apresentação oral, pôster e artigo científico aceito e apresentado pela organização do evento e um certificado de participação do evento pela secretaria da AJES.
ANÁLISE FINANCEIRA DAS INTERNAÇÕES DE DIABÉTICOS SUBMETIDOS À AMPUTAÇÃO DE MEMBROS INFERIORES EM HOSPITAL PÚBLICO
SILVA, Renata S.1; HADDAD, Maria C. L.2; BORTOLETTO, Maira S. S.3; ROSSANEIS, Mariana A.4; GOIS, Marcos F. F.5
E-mail: rsantos@jornada.com.br
Introdução: O Diabetes mellitus (DM) é um problema de saúde pública, com graves complicações se não houver o controle da doença e/ou sua prevenção. Apresenta altos custos sociais e assistenciais. A amputação de membros inferiores é uma de suas complicações, sendo muito mais frequente nos diabéticos do que na população em geral. Objetivo: Analisar o custo apurado no ano de 2006, decorrente da internação de 21 pacientes diabéticos submetidos à amputação de membros inferiores e o valor repassado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) referente a esse procedimento. Materiais e Métodos: Tratou-se de uma pesquisa descritiva, de análise documental, realizada em prontuários de 21 portadores de DM submetidos à amputação de membros inferiores, no ano de 2006, no Hospital Universitário de Londrina, sob aprovação do CoEP parecer nº 321/2005. Para obtenção dos dados socioeconômicos e clínicos, foram analisados os prontuários, utilizando-se de um formulário tipo checklist. A análise econômico-financeira dos procedimentos foi apurada das planilhas das receitas dispensadas pelo Sistema Único de Saúde, decorrentes das internações dos 21 pacientes diabéticos submetidos à amputação de membros inferiores. Também foram utilizados os espelhos das contas hospitalares de cada paciente em estudo. O programa utilizado para a análise dos dados foi o Excel for Windows 2003. Resultados: Do total de pacientes estudados, 57,14% eram do sexo feminino e 42,86%, do masculino, com idades entre 40 e 90 anos (mediana: 66 anos). Todos eram portadores do Diabetes mellitus do tipo 2, com tempo de diagnóstico entre 5 e 25 anos. O tempo de internação variou entre 3 e 26 dias (mediana: 14 dias). O custo médio da hotelaria hospitalar por paciente foi de R$ 3.019,09. O custo total para o hospital foi de R$ 99.464,53, com custo médio/paciente de R$ 4.736,40. O valor total repassado ao hospital pelo SUS foi de R$ 27.740,15, valor 3,6 vezes menor que os custos do hospital. Conclusão: O SUS realiza o repasse de acordo com os valores predeterminados por sua tabela de procedimento. A prevenção é a única alternativa para diminuir o percentual de amputação e melhorar a qualidade de vida dos pacientes diabéticos. Faz-se necessário um diagnóstico precoce, além de melhor controle do DM, com políticas governamentais e institucionais apropriadas.
Palavras-chave: Custos hospitalares. Pé diabético - amputação. Diabetes mellitu.
1 Enfermeira. Especialista em Administração Hospitalar pela Universidade Estadual de Londrina.
© 2024 AJES. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por CDS - Centro de Desenvolvimento de Software.