NORMAS DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS
As submissões de artigos serão realizadas até o dia 10 de outubro de 2019, exclusivamente por meio do site da Semana Acadêmica de Fisioterapia da Faculdade do Vale do Rio Arinos.
O resultado preliminar das submissões dos artigos será divulgado no site da Semana Acadêmica de Fisioterapia da Faculdade do Vale do Rio Arinos.
O envio de qualquer artigo implica, automaticamente, na declaração de autoria e ineditismo do conteúdo, e na cessão de direitos autorais em prol do evento. A publicação dos trabalhos nos Anais da Semana de Fisioterapia da Faculdade do Vale do Rio Arinos não implicará em remuneração aos autores. O trabalho só será aceito se estiver de acordo com as normas do artigo aqui apresentadas.
Terão direito a certificado e premiação, se for o caso, os participantes que obtiverem aprovação do trabalho submetido após a avaliação pela comissão cientifica do evento. Além disso, os participantes deverão realizar a apresentação oral do trabalho na modalidade pôster, que também deve seguir as normas do presente edital. Não realizando uma destas etapas o participante será desclassificado.
Os autores de artigos submetidos deverão referenciar e incluir créditos em todo conteúdo inserido em seu trabalho, identificando adequadamente as fontes utilizadas, sendo que qualquer identificação de cópia de trabalho não referenciado poderá resultar em plágio, sujeito às cominações legais e desclassificação.
A responsabilidade pela autoria, conteúdo e originalidade dos artigos submetidos serão de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, não vinculando, de nenhuma forma, as Comissões Organizadora e Científica do evento, tampouco a Instituição sede.
A inclusão dos artigos na programação da Semana Acadêmica de Fisioterapia da Faculdade do Vale do Rio Arinos fica condicionadas a:
• Submissão do trabalho via e-mail;
• Aprovação do trabalho pela Comissão Científica.
• Apresentação oral do trabalho na data e horário divulgados na programação do evento.
• O mesmo autor poderá submeter, no máximo, 1 (um) artigo.
• Os trabalhos poderão contar com, no máximo 2 (dois) autores e um professor orientador.
ARTIGOS COMPLETOS
- Serão aceitos artigos de revisão de literatura, relato de caso e pesquisa original.
- O artigo deverá ter no mínimo 08 (oito) e no máximo 30 (trinta) páginas, incluindo a primeira página com resumo e, ao fim, as referências bibliográficas, bem como anexos e apêndices (caso necessário).
- A estrutura do artigo completo deverá conter:
• Primeira folha: Título (centralizado, Negrito); nomes dos autores (alinhados à direita e inseridos, em notas de rodapé, a indicação de formação acadêmica, vínculo institucional e e-mail); resumo com no máximo 250 palavras (português e inglês ou espanhol), em espaço simples, alinhamento justificado e recuo de 1,25 cm apenas na primeira linha; inserir de 3 a 5 palavras-chave, com iniciais maiúsculas e separadas por vírgula.
Em seguida, após 3 espaços, iniciar o texto do artigo.
• Introdução deverá apresentar: contextualização, problema, objetivo(s), justificativa e hipótese(s) (se houver).
• Metodologia de pesquisa: deverá apresentar os métodos utilizados para a realização do trabalho.
• Desenvolvimento do trabalho: demonstrar aporte teórico e revisão bibliográfica em concordância com o objeto de pesquisa; bem como os resultados e discussões;
• Considerações finais: concluir os principais tópicos da pesquisa.
• Referências bibliográficas: deverão ser no formato ABNT.
Os tópicos do artigo serão subdivididos e nomeados a critério do autor, respeitando as normas sugeridas para o evento.
- O artigo deverá ser formatado de acordo com as seguintes normas técnicas:
Margens (superior e esquerda 3 cm, direita e inferior 2 cm).
Espaçamento 1,5 cm entre linhas.
Espaçamento do parágrafo antes e depois em 0pt.
Tipo da fonte: apenas Times New Roman.
Tamanho da fonte: 12.
Tamanho menor, exemplo fonte 10, para notas de rodapé, citações diretas
fora do corpo do texto e indicação de fonte e observações em figuras, quadros e tabelas.
Figuras, tabelas e quadros deverão ser inseridos no corpo do texto (indicando
título e fonte).
Título principal – primeira folha (centralizado e negrito).
APRESENTAÇÃO DO ARTIGO
O artigo deverá ser apresentado no dia do evento, em horário estipulado na programação, no formato de pôster. O pôster deverá conter, de modo resumido, todos os subtítulos apresentados no artigo completo.
A confecção do pôster deverá ser de acordo com a criatividade dos autores, podendo ser com mapa conceitual, figuras, imagens etc. As fontes das imagens e figuras utilizadas devem ser referenciadas no pôster.
A medida deverá ser de 120 cm de altura e 0,90 cm de largura, confeccionado de lona.
Os dois autores do trabalho devem estar presentes no momento da apresentação e ambos irão realizar arguição do trabalho perante a comissão avaliadora.
AVALIAÇÃO DOS ARTIGOS
Os critérios para seleção dos artigos a serem analisados pela Comissão Científica são:
1) Estrutura: A estrutura estar em concordância com as normas do edital da Semana Acadêmica da Fisioterapia.
2) Relevância do tema: analisar a importância do tema tratado, sua atualidade e possível impacto perante a comunidade acadêmica;
3) Profundidade da abordagem: analisar o modo como o autor tratou do tema proposto, no tocante à argumentação e raciocínio da fisioterapia;
4) Qualidade do texto: analisar a redação empregada pelo autor, relativamente à correção, clareza, coerência e coesão;
5) Qualidade da pesquisa: analisar o método empregado, examinando se as fontes/referências foram satisfatórias e/ou suficientes;
6) Apresentação oral: avaliar se foi apresentado de forma clara e explicativa não deixando dúvida para os avaliadores.
PREMIAÇÃO
Serão premiados 3 trabalhos:
1- Tema mais relevante
2- Melhor apresentação
3- Melhor pôster
© 2024 AJES. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por CDS - Centro de Desenvolvimento de Software.