ISSN: 2675-4940

Semana de Enfermagem da AJES Juara

Normas para Publicação

O E-Poster será um caso clínico referenciando o Processo de Enfermagem.

 

 

 Você tem até o dia 22 de abril para finalizar o trabalho e mandar para a análise. No dia 02 de maio de 2023 sairá o resultado dos trabalhos que serão publicados.

O trabalho publicado na página do evento valerá 10 horas de atividade complementar.

 

Seu trabalho deverá ser submetido na página do evento no ícone SUBMISSÃO no formato Word, não aceitará outro formato. Aceitará no máximo dois acadêmicos por trabalho. 

 

Segue um link para consulta de como  aplicar o processo de enfermagem

http://biblioteca.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2020/09/sistematizacao-assistencia-enfermagem-guia-pratico.pdf

 

 

 

 

Estudo de caso

Curso de enfermagem

 

Trata-se de um estudo de caso clínico, utilizando o processo de enfermagem nas suas fases de histórico, diagnóstico de enfermagem, planejamento, intervenção e avaliação dos resultados. Utilizando a teoria das necessidades humanas básicas (NHB).

Pode ser feito em tópico ou corrido

 

  1. Histórico: será o levantamento de dados por meio de exame físico e anamnese focado no problema principal

 

  1. Diagnóstico de enfermagem principal: o diagnóstico de enfermagem é a segunda fase do processo, em que pelos dados coletados, são identificados os fenômenos de enfermagem. Estes são apontados por meio da identificação das Necessidades Humanas Básica NBH afetadas e do julgamento clínico mediante a investigação. Será aceito no máximo 2 (dois) diagnóstico.

 

 

  1. O planejamento de enfermagem:  Planejamento de Enfermagem – determinação dos resultados que se espera alcançar; e das ações ou intervenções de enfermagem que serão realizadas face as respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença, identificadas na etapa de Diagnóstico de Enfermagem. Deve conter no máximo 5 prescrições de enfermagem numeradas (1. 2. 3...5) focando o diagnóstico.

 

 

  1. A implementação de enfermagem:  realização das ações ou intervenções determinadas na etapa
    de Planejamento de Enfermagem.

 

  1. A avaliação de enfermagem:  Avaliação de Enfermagem – processo deliberado, sistemático e contínuo de verificação de mudanças nas respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde doença, para determinar se as ações ou intervenções de enfermagem alcançaram o resultado esperado; e de verificação da necessidade de mudanças ou adaptações nas etapas do Processo de Enfermagem.

 

Patologia - Deve conter a fisiopatologia e os sinais e sintomas principais. Deve correlacionar o porquê dos sinais e sintomas com a patologia.  Nesse momento, é fundamental o aprofundamento da fisiopatologia, procurando buscar informações que justifiquem as alterações ou problemas identificados. Dessa forma, procura-se, embasar na literatura, responder como? E por quê? A presente situação.

 

Medicação – Deve conter as medicações usadas, mencionar o efeito da droga no organismo, justificar o seu uso e colocar os cuidados de enfermagem.

 

Exames complementares – exame de sangue, exame de imagem ou qualquer outro exame que possa elucidar seu caso clínico.

 

Discussão - Corresponde apresentação e discussão do estudo de caso com outros profissionais. Essa etapa tem por objetivo envolver os profissionais no caso estudado, incentivar um processo de pensamento e julgamento, levantando discussões que irão determinar outras propostas e troca de experiências, resultando em um processo de decisão e avaliação.

 

Referências - Conforme a ABNT

 

 

NORMA PARA ARTIGOS CIENTÍFICOS

 

 Eixos Temáticos

-Saberes e Cuidados de Enfermagem: Estudos específicos da área da enfermagem.

-Cuidado Multidisciplinar: Estudos que envolvam outras áreas do saber, como: fisioterapia, farmácia, educação física e psciologia.

-Ciências Básicas da saúde: Estudos que envolvam ciências básicas do saber, como: Anatomia humana, Fisiologia humana, Farmacologia, Parasitologia, Imunologia, Histologia, entre outras.

 

FORMATAÇÃO DOS ARTIGOS CIENTÍFICOS

 

 O artigo, para ser submetido ao evento, deverá possuir, no mínimo, 08 (oito) e, no máximo, 30 (trinta) laudas, no formato Word A4, posição vertical;

  1. a) Página formato A4
  2. b) Fonte: Times New Roman, 14 (título), 12 (texto), 10 (citações recuadas e notas)
  3. c) Margens: superior e esquerda= 3,0 cm; inferior e direita: 2,0 cm
  4. d) Espaçamento entre linhas: 1,5 cm (um centímetro e meio)
  5. e) A primeira linha dos parágrafos deve conter espaçamento de 1,25 cm.
  6. f) O espaçamento dos títulos em relação ao texto deve conter 2 espaços
  7. g) O título (em caixa alta) e nomes de seções (em caixa alta) e subseções (em caixa baixa) deverão ser escritos em negrito.
  8. h) Notas explicativas e Referências: deverão estar dispostas em rodapé, ao final da página. A lista da bibliografia utilizada deve, igualmente, aparecer no fim do artigo (nas Referências).
  9. i) Referenciar formato ABNT

  

O artigo submetido ao evento deverá conter:

  1. a) todo o título em caixa alta, centralizado e em negrito.
  2. b) abaixo do título, com alinhamento à direita, devem seguir, em sequência: nome completo do(s) autor(es) (por extenso). Deverão ser informados, em nota de rodapé, a qualificação do(s) autor(res), vínculo institucional etc., e endereço de e-mail para contatos.
  3. c) Resumo em português com, mínimo, 100 (cem) e, máximo, de 450 (quatrocentos e cinquenta) palavras, com: contextualização do tema, objeto de estudo, síntese dos procedimentos metodológicos, resultados e considerações finais/conclusões, redigido em parágrafo único, espaço simples, alinhamento justificado, fonte Times New Roman 10.

Palavras-chaves ou descritores em número mínimo de 03 (três) e máximo de 05 (cinco): termos ou expressões que identifiquem o conteúdo do trabalho.

  1. e) Resumo em uma língua estrangeira (espanhol, inglês, francês, italiano ou alemão): elemento obrigatório, com as mesmas características do Resumo em português, mas na língua estrangeira de opção. Em inglês, por exemplo, seria o Abstract, que deverá seguir com as palavras-chaves, no caso do exemplo (em inglês), key-words.
  2. f) O artigo deve conter Resumo em português e uma língua estrangeira, introdução, objetivo, metodologia, resultado/discussão, conclusão e referências.

 

 

 

Juara-MT, 07 de março de 2023.

Diógenes Alexandre da Costa Lopes

 


© 2024 AJES. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvido por CDS - Centro de Desenvolvimento de Software.