Projeto Integrador

Apresentação

PROJETO INTEGRADOR

 

O QUE É?

 

O Projeto Integrador é uma atividade acadêmica que constitui o eixo condutor dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação da Faculdade Ágora.

A cada período letivo, os estudantes são estimulados a integrar conhecimentos e a desenvolver competências inerentes ao campo profissional e/ou social, a partir do contato com situações reais.

Na busca de soluções para os problemas identificados, os estudantes trabalham com materiais alternativos e vivenciam desafios coletivos, o que gera possibilidades de experimentação de novas técnicas e busca pela inovação.

 

POR QUE?

 

O Projeto Integrador se insere em um contexto educacional sintonizado com o seu tempo. A complexidade crescente do mundo globalizado tem demandado o desenvolvimento de capacidades humanas, como pensar, sentir e agir, num espectro cada vez mais amplo e profundo.

Nesse sentido, o processo de formação dos nossos estudantes, baseado no Projeto Integrador, visa atender às demandas da sociedade por profissionais competentes em todos os aspectos: técnico, afetivo e social.

 

COMO?

 

A cada semestre tem-se um tema de trabalho estrategicamente definido para o Projeto Integrador, que correlaciona os conteúdos contemplados nos diversos componentes curriculares, integrando teoria e prática.

A partir de tal tema, os estudantes atuam em equipe na realização de experimentos, na construção e desenvolvimento de produtos e serviços, recebendo, para tanto, orientação dos nossos professores. Ao final desse processo, tendo participado de todos os projetos integradores do curso, o estudante está apto a realizar muito daquilo que sua profissão demanda.

 

FORMA DE EXECUÇÃO

 

No início de cada semestre letivo as coordenações de curso definirão o tema para o Projeto Integrador daquele período. Este tema deve correlacionar os conteúdos trabalhados nas disciplinas do semestre de todas as turmas do curso. Em havendo possibilidade é desejável integrar conteúdos de disciplinas de outros cursos, estimulando assim a multidisciplinaridade.

O Projeto Integrador é parte do processo avaliativo, sendo atribuído a ele nota e frequência conforme as demais disciplinas do semestre. A avaliação será feita considerando a participação e o empenho na execução do projeto, bem como objetividade, desenvoltura e domínio do conteúdo no momento da apresentação.

Ao final de cada semestre letivo será feita a apresentação dos projetos executados. Em uma única noite, aberta ao público, todos os cursos se reunirão e promoverão a integração dos projetos do semestre, compartilhando os resultados com a comunidade acadêmica e também com a sociedade em geral.

Os Projetos desenvolvidos ficarão disponíveis para consulta em repositório próprio no site da Faculdade Ágora.

 

FORMALIZAÇÃO

 

Quando do início do semestre letivo cada coordenação enviará o projeto das atividades que serão executadas. Tal projeto deve seguir as normas e ser apresentado em formulário próprio disponibilizado pela Coordenação de Eventos e Projetos da Faculdade Ágora. Ao final do semestre cada coordenação de curso será responsável por emitir um Relatório Final das atividades executadas no semestre.


© 2024 AJES. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvido por CDS - Centro de Desenvolvimento de Software.