Seminário Científico e Cultural da AJES

Normas de publicação

 

SEMINÁRIO CIENTÍFICO E CULTURAL DA AJES –

GUARANTÃ DO NORTE – MT

 

  INSTRUÇÕES NORMATIVAS

  

INSCRIÇÃO DE TRABALHOS

 

PRAZO PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS: DE 22/10/2019 ATÉ 11/11/2019

 

 

1-O evento será realizado de 12/11/2019 até 14/11/2019

 

Os estudantes de graduação e profissionais poderão inscrever seus trabalhos, na forma de pôster ou apresentação oral, nas seguintes áreas de conhecimento:

  • Ciências Contábeis,
  • Enfermagem,
  • Fisioterapia,
  • Odontologia e
  • Psicologia

 

  • As inscrições dos trabalhos:

 serão feitas por meio do preenchimento da Ficha de Inscrição on line disponível no portal da AJES – Faculdade do Norte de Mato Grosso. As inscrições serão abertas a partir do dia 22/10/2019 até 11/11/2019.

     Os trabalhos deverão ser submetidos na forma de resumo e artigos científicos.

 

1.2-As inscrições do público em geral:

serão feitas pela ficha de inscrição on-line disponibilizada no site< http://eventos.ajes.edu.br/seminario-cientifico-e-cultural-da ajes/> do dia 22/10/2019 até 11/11/2019, as demais inscrições serão realizadas até o dia 12/11/2019 com a comissão organizadora.

 

 

1.3- A inclusão de artigos ou resumos (pôster e apresentação oral), bem como o público externo será condicionado a uma taxa de inscrição de R$: 50,00 (cinquenta reais); A confirmação da inscrição de trabalhos e inscrição do público externo se dará após a emissão do recibo emitido pela comissão organizadora: (AJES-Sala dos professores; Prof.Márcio Alexandre).

 

1.4 - ATENÇÃO:

O autor responsável pela inscrição e o orientador do trabalho receberão uma mensagem de notificação via e-mail.

Não serão aceitas inscrições duplicadas de trabalhos. Caso a comissão identifique os trabalhos inscritos mais de uma vez, será mantido apenas o primeiro documento enviado.

 

 

 

2-NORMAS PARA A SUBMISSÃO DOS TRABALHOS:

 

Os resumos submetidos à semana de enfermagem da Faculdade AJES de Guarantã do Norte, devem ser editados e gravados no formato (*pdf). Os resumos deverão estar obrigatoriamente na formatação estabelecida nestas Instruções Normativas. O não cumprimento da formatação implicará na desqualificação do trabalho, sem avaliação do seu mérito científico.

 

Abaixo, seguem os requisitos de formatação:

 

2.1 RESUMO:

 

 

  • - Título:

Em letras maiúsculas, fonte Arial 12, em negrito com alinhamento central de parágrafo. Atenção: não deve constar a palavra título no início do parágrafo.

 

2.1.2    - Autor(es):

 

Em letra maiúscula/minúscula. Nome da instituição (local onde foi realizado o trabalho), e-mail do autor principal. Para os demais autores, indicar o nome completo da instituição, cidade e Estado.

Será aceito o número máximo de 05 (cinco) autores por trabalho, incluindo o orientador, no caso de trabalho de graduação.

 

2.1.3    - Corpo do Resumo:

Apresentado em parágrafo único, conter até 500 palavras utilizando fonte Arial, tamanho 10, com alinhamento justificado, espaçamento simples. O resumo deve conter uma breve introdução, objetivo(s) do trabalho, descrição dos métodos empregados no desenvolvimento do trabalho, principais resultados e as conclusões. Os itens introdução, objetivo, métodos, resultados e conclusão, devem estar presentes no corpo do resumo em forma de subtítulos, em negrito. O resumo não deve conter fórmulas, gráficos, figuras ou referências bibliográficas. Deve-se evitar o uso de abreviaturas. Nos casos em que elas sejam absolutamente necessárias, deve-se colocar o significado por extenso da primeira vez em que elas são usadas.

 

O número do parecer de aprovação do COEP (Comitê de Ética em Pesquisa) ou CEUA (Comissão de Ética no Uso de Animais) deve constar no item métodos, se for o caso.

Obs.: Serão recusados os resumos de trabalhos não aprovados pelo COEP ou pela CEUA (quando aplicável), cujo parecer de aprovação deverá ser anexado na ficha de inscrição.

 

2.1.4    - Palavras-Chave:

Indicar três palavras-chave. Cada palavra-chave deve ser iniciada em maiúscula em seguida por ponto. Recomenda-se a utilização do Vocabulário DeCS para a seleção das palavras-chave.

 

2.2-ARTIGO CIENTÍFICO:

 

O artigo científico deverá ser preparado com no mínimo quatro e no máximo oito páginas no formato A4, com margens superior e inferior com 2,5 cm, esquerda 3,0 cm e direita 2,5 cm, elaborado com fonte Arial tamanho 12, sem numeração, com o corpo de texto justificado e espaçamento simples entre linhas.

 

2.2.1    - Título:

Em letras maiúsculas, fonte Arial 12, em negrito, alinhamento central do parágrafo.

ATENÇÃO: Não deve constar a palavra título no início do parágrafo.

 

 

2.2.2    - Autor(es):

Em letra maiúscula/minúscula. Nome da instituição (local onde foi realizado o trabalho), e-mail do autor principal. Para os demais autores, incluir o nome completo da instituição, cidade e estado.

Será aceito o número máximo de 05 (cinco) autores por trabalho, em ambas as categorias, incluindo o orientador, no caso de trabalho de graduação.

 

 

 

 

 

 

2.2.3    - Corpo do Trabalho:

Resumo com no máximo 500 palavras; Palavras-chave; Introdução; Objetivos; Material e Métodos (número do parecer do COEP ou CEUA, quando for o caso); Resultados e Discussão; Conclusões; Referências no formato VANCOUVER. As palavras–chave devem ser no máximo, três, em letras minúsculas e separadas por ponto. As figuras e gráficos devem ser inseridos após o item conclusões, numerados consecutivamente, na mesma sequência em que são citados no texto, sendo que cada figura ou tabela deve ter uma legenda auto- explicativa. As tabelas não devem ultrapassar as margens do texto. A forma de envio será por meio digital, no formato (*pdf) com até 02MB de tamanho. Deve-se evitar o uso de abreviaturas. Nos casos em que elas sejam absolutamente necessárias, deve-se colocar o significado por extenso da primeira vez em que elas são usadas.

Obs.: Serão recusados os trabalhos não aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa ou pela Comissão de Ética no Uso de Animais (quando aplicável), cujo parecer de aprovação, com o número do protocolo, deverá ser anexado na ficha de inscrição.

 

2.3 - PÔSTERES:

 

 

  • - Dimensão: Deverá apresentar as seguintes dimensões para confecção do pôster: 0,90m (largura) x 1,20m (altura).

 

  • - Título: Deverá ser o mesmo do resumo. Usar letras maiúsculas de 3 cm de Abaixo do título com letras menores, colocar os nomes dos autores e a instituição.

No texto, usar letras de 0,5 cm, que possam ser vistas a uma distância de 2 metros. Fazer legendas para figuras e tabelas. Apresentar métodos, resultados, conclusões em sessões separadas. Os autores serão responsáveis pela afixação e retirada dos pôsteres nas datas e horários especificados pela Comissão Organizadora.

O apresentador deverá estar presente na data e horário determinado pela Comissão Organizadora, para apresentação.

 

3 - SELEÇÃO E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS:

 

Todos os trabalhos inscritos e validados com a apresentação da documentação exigida serão selecionados pela Comissão Científica segundo os critérios apresentados abaixo:

  1. Relevância do tema;
  2. Profundidade da abordagem;
  3. Qualidade do texto;
  4. Qualidade da pesquisa; 
  5. Apresentação oral;
  6. Apresentação pôster; Utilização do tempo;
  7. Qualidade dos slides / pôster;
  8. Postura;
  9. DeCS / palavras chaves.

 

 

4   - AVALIAÇÃO E PREMIAÇÃO DOS TRABALHOS:

 

As apresentações em formato Pôster e Comunicação Oral serão avaliadas durante o evento para fins de premiação dos três melhores trabalhos em cada categoria: Estudantes de Graduação e Profissionais. Nesta avaliação serão considerados os itens com maior pontuação dos critérios de avaliação dos trabalhos.

 

5   - ATENÇÃO:

 

A critério da Comissão Científica, a forma de apresentação dos trabalhos poderá ser remanejada.

As decisões da Comissão Científica serão irrevogáveis, não cabendo recurso. O resultado da seleção será divulgado a partir do dia 15/11/2019 no portal do seminário científico e cultura da AJES – Guarantã do Norte – MT.

 

  Os trabalhos após sua aprovação, terão como critérios para publicação a apresentação oral / pôster e ainda, sujeitarem-se ao sistema de revisão por pares duplamente cegos, em que cada texto deve ser avaliado e aprovado por, no mínimo, 2 (dois) componentes da comissão científica.

Para artigos científicos deverá ser enviado o termo de conflito de interesses assinado por todos os autores para fins de publicação, conforme anexo na sessão documentos.

Terão preferência os trabalhos inéditos, ainda não apresentados em outros congressos.

 

 

6   - NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS SELECIONADOS:

 

 

  • - PÔSTERES:

Dimensão para confecção do pôster: 0,90m (largura) x 1,20m (altura), o Pôster será fixado no dia 17, horário das 14:30 às 17:00 horas e retirado somente no final do evento.

O autor deverá permanecer no local destinado ao pôster durante o período de avaliação.

 

6.2   - COMUNICAÇÃO ORAL:

O autor terá no máximo 10 minutos para apresentar o trabalho e 5 (cinco) minutos para arguição do avaliador.

O autor deverá comparecer ao local da apresentação oral 20 minutos antesdo início dos trabalhos para gravar a sua apresentação no desktop do computador ligado ao projetor de imagens.

O uso de notebook será permitido para a apresentação oral.

A divulgação dos trabalhos premiados será realizada na Sessão de Encerramento.

 

 

7- PUBLICAÇÃO:

 

Os resumos serão publicados em anais e entregues em mídia eletrônica. Todos os autores dos trabalhos aceitos para participação no Seminário Científico e Cultural da AJES de Guarantã do Norte – MT, devem estar cientes que cedem e autorizam a utilização dos direitos autorais para publicação dos resumos em toda a mídia, sem nenhum ônus e obrigação e por tempo indeterminado.

 

 

8   - CERTIFICADOS:

 

Será emitido um certificado por resumo, apresentação oral, pôster e artigo científico aceito e apresentado pela organização do evento e um certificado de participação do evento pela secretaria da AJES.

 

 

 

9- MODELO DE RESUMO:

 

ANÁLISE FINANCEIRA DAS INTERNAÇÕES DE DIABÉTICOS SUBMETIDOS À AMPUTAÇÃO DE MEMBROS INFERIORES EM HOSPITAL PÚBLICO

SILVA, Renata S.1; HADDAD, Maria C. L.2; BORTOLETTO, Maira S. S.3; ROSSANEIS, Mariana A.4; GOIS, Marcos F. F.5

E-mail: rsantos@jornada.com.br

Introdução: O Diabetes mellitus (DM) é um problema de saúde pública, com graves complicações se não houver o controle da doença e/ou sua prevenção. Apresenta altos custos sociais e assistenciais. A amputação de membros inferiores é uma de suas complicações, sendo muito mais frequente nos diabéticos do que na população em geral. Objetivo: Analisar o custo apurado no ano de 2006, decorrente da internação de 21 pacientes diabéticos submetidos à amputação de membros inferiores e o valor repassado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) referente a esse procedimento. Materiais e Métodos: Tratou-se de uma pesquisa descritiva, de análise documental, realizada em prontuários de 21 portadores de DM submetidos à amputação de membros inferiores, no ano de 2006, no Hospital Universitário de Londrina, sob aprovação do CoEP parecer nº 321/2005. Para obtenção dos dados socioeconômicos e clínicos, foram analisados os prontuários, utilizando-se de um formulário tipo checklist. A análise econômico-financeira dos procedimentos foi apurada das planilhas das receitas dispensadas pelo Sistema Único de Saúde, decorrentes das internações dos 21 pacientes diabéticos submetidos à amputação de membros inferiores. Também foram utilizados os espelhos das contas hospitalares de cada paciente em estudo. O programa utilizado para a análise dos dados foi o Excel for Windows 2003. Resultados: Do total de pacientes estudados, 57,14% eram do sexo feminino e 42,86%, do masculino, com idades entre 40 e 90 anos (mediana: 66 anos). Todos eram portadores do Diabetes mellitus do tipo 2, com tempo de diagnóstico entre 5 e 25 anos. O tempo de internação variou entre 3 e 26 dias (mediana: 14 dias). O custo médio da hotelaria hospitalar por paciente foi de R$ 3.019,09. O custo total para o hospital foi de R$ 99.464,53, com custo médio/paciente de R$ 4.736,40. O valor total repassado ao hospital pelo SUS foi de R$ 27.740,15, valor 3,6 vezes menor que os custos do hospital. Conclusão: O SUS realiza o repasse de acordo com os valores predeterminados por sua tabela de procedimento. A prevenção é a única alternativa para diminuir o percentual de amputação e melhorar a qualidade de vida dos pacientes diabéticos. Faz-se necessário um diagnóstico precoce, além de melhor controle do DM, com políticas governamentais e institucionais apropriadas.

Palavras-chave: Custos hospitalares. Pé diabético - amputação. Diabetes mellitu.

 

 

1 Enfermeira. Especialista em Administração Hospitalar pela Universidade Estadual de Londrina.

  • Doutora em Enfermagem. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina-PR.
  • Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Londrina-PR.
  • Residente em Gerência de Serviços de Enfermagem no Hospital Universitário de Londrina-PR.
  • Administrador de Empresas. Especialista em Administração Hospitalar pela Universidade Estadual de Londrina?

 


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