Iniciação Científica - Faculdade ÁGORA

Normas para Publicação

Serão aceitos para publicação, trabalhos devidamente aprovados pelas Bancas Avaliadoras dos Encontros de Iniciação Científica da Faculade Ágora.

 

1.                ELEMENTOS DE FORMATAÇÃO PARA SUBMISSÃO NA MODALIDADE DE ARTIGO CIENTÍFICO

 

O Artigo deve ser, obrigatoriamente, confeccionado com acompanhamento de um orientador, e seguir as normas postas neste item bem como casos específicos devem ser observados de acordo com o MANUAL DA FACULDADE ÁGORA PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS,        o          qual     se            encontra          disponível       em https://www.faculdadeagora.edu.br/uploads/apresentas/anexos/ajes_20191025161347-cINX.pdf

 

Características gerais

Papel A4, margem esquerda e superior: 3 cm, margem direita e inferior: 2 cm.

Entrelinhas 1,5 (espaçamento), tabulação: 1,25 cm, alinhamento justificado, fonte: Times New Roman 12, espaçamentos antes e depois 0.

Títulos, subtítulos e demais seções

Exemplo

Títulos dos capítulos (seção primária): em negrito, caixa alta (maiúsculas). Times New Roman 14 com numeração sequencial alinhado à esquerda.

Espaçamento simples, 24 pt. antes e 24 pt. depois.

1 TÍTULO

Subtítulos dos capítulos (seção secundária): em negrito, caixa baixa (minúsculas) Times New Roman

12, alinhado à esquerda. Espaçamento simples, 12 pt. antes e 12 pt. depois.

1.1 Subtítulo

Demais Subtítulos dos capítulos (seção terciária): negrito e itálico (minúsculas), Times New Roman 12, alinhado à esquerda. Espaçamento simples, 12 pt. antes e 12 pt. depois.

1.1.1 Seção Terciária

Demais Subtítulos dos capítulos (seção quaternária): normal (SEM QUAISQUER

FORMATAÇÕES), Times New Roman 12, alinhado à esquerda.

1.1.1.1 Seção Quaternária

Demais Subtítulos dos capítulos (seção quinaria): em itálico, caixa baixa (minúsculas), Times New Roman 12, alinhado à esquerda. Espaçamento

simples, 12 pt. antes e 12 pt. depois.

1.1.1.1.1 Seção Quinaria

Se for mais de uma linha, deve utilizar-se o espaço simples, sem espaçamento entre linhas.

Tabelas e elementos ilustrativos (quadros, gráficos, fotografias etc.):

•  Entrelinhas simples, Times New Roman 10, espaçamentos antes e depois 0, alinhamento e alinhamento interno de acordo com a estética adotada para o trabalho (a qual deverá ser uniforme para todo o trabalho). Recomenda- se serem centralizados na página. Devem ser numeradas com algarismos hindu-arábicos sequencialmente e identificadas. O tamanho da fonte deverá ser uniforme para todos esses elementos.

•   No caso de tabelas e outros elementos ilustrativos, a identificação deve ser na parte superior e a fonte dos dados deve ser colocada na parte inferior. • A identificação e a fonte dos dados devem ser em fonte Times New Roman 10.

 

•  No caso de elaboração própria também deve conter a fonte dos dados.

•    Identificação e fonte dos dados devem estar alinhadas à esquerda, junto ao início da tabela ou elemento ilustrativo e não ultrapassar o final da tabela ou elemento ilustrativo. Se for mais de uma linha, deve utilizar-se o espaço simples, sem espaçamento entre linhas.

Quantidade de páginas

Mínimo: Conforme orientador, recomenda-se 20 (vinte) páginas

Máximo: Conforme orientador, recomenda-se 25 (vinte e cinco) páginas

Na quantidade de páginas é computada somente os elementos textuais, ou seja, a partir da introdução até a conclusão (excluindo elementos pré-textuais e pós-textuais).

Numeração das páginas

•  Algarismos hindu-arábicos. Entrelinhas simples, Times New Roman 12, espaçamentos antes e depois 0, alinhamento à direita, no canto superior da página.

•  A contagem para a numeração das páginas começa a partir da folha de rosto, todos os itens a partir desta página são contados (inclusive anexos e apêndices).

•  A numeração deve aparecer somente a partir da introdução, incluindo os elementos pós-textuais.

Elementos pré-textuais do artigo

•  Título, e subtítulo (se houver)

•   Nome (s) do (s) autor (es) e, em nota de rodapé, a identificação do(s) autor(es) (orientando e orientador), iniciando pelo sobrenome, em letras maiúsculas, seguido de vírgula, e dos prenomes e nomes, em caixa mista, seguidos de dois pontos. Havendo dois ou mais autores, seus nomes devem ser separados por ponto e vírgula. Na sequência, após os dois pontos, informa-se a titulação e o vínculo profissional ou institucional do(s) autor(es), e o(s) seu(s) endereço(s) eletrônico(s).

•  Resumo na língua vernácula.

•  Palavras-chave na língua vernácula.

•  Título, e subtítulo (se houver), em língua estrangeira (espanhol ou inglês).

•  Resumo em língua estrangeira (espanhol ou inglês).

•  Palavras-chave em língua estrangeira (espanhol ou inglês).

Resumo

•  Um único parágrafo.

•  Deve ser apresentado em página separada. Entrelinhas simples, Times New Roman 12, espaçamento antes e depois 0, alinhamento justificado. Mínimo de 15 linhas, máximo de 20 linhas (de 150 a 250 palavras).

•  O título “resumo”, centralizado, em maiúsculas, não deve ser numerado.

Palavras-chave

•  Mínimo de três, máximo de cinco (palavras ou expressões). Não devem ultrapassar duas linhas. Devem ser apresentadas logo após o resumo.

•  As três primeiras palavras-chave deverão constar também da ficha catalográfica.

•  Devem ser separadas por ponto.

Elementos Textuais

Introdução

•                  Antecedentes ao problema (contextualização/problematização/situação problema), justificativas/motivações, questão de pesquisa, objetivos (geral e específicos), hipóteses (se for o caso), delimitações/parâmetros utilizados, metodologia de forma sucinta e organização do trabalho.

Referencial teórico

•    Trazer as principais discussões teóricas ou empíricas sobre o tema, trabalhos já realizados por outros autores. O aluno deve “conversar/dialogar” com os autores da área, mostrando aspectos evolutivos, históricos, consensos e contradições sobre o tema pesquisado. O referencial deve dar suporte à pesquisa. Proceder metodológico

•   Neste capítulo devem-se apresentar os parâmetros da pesquisa: população e amostra (como foi feita a amostra, se for o caso), origem dos dados, características do instrumento de coleta de dados, circunstâncias da coleta de dados (se for o caso), limitações da pesquisa. A pesquisa deve ser classificada quanto à natureza, quanto à abordagem do problema, quanto aos objetivos e quanto aos procedimentos.

•   O instrumento de coleta de dados deve ser colocado em apêndice/anexo ao trabalho. Se for necessário, o autor deve fazer um pequeno referencial sobre o método/técnica de pesquisa adotada.

 

Resultados e análise

•  Neste capítulo apresenta-se a pesquisa realizada.

•  Aqui o aluno deve apresentar os resultados (tabelas, quadros, gráficos) e comentá-los/ analisá-los de forma profunda.

•  Nessa parte, o aluno deve demonstrar todo seu entendimento a respeito da pesquisa realizada.

•    Deve haver uma forte ligação entre as partes anteriores, ou seja, introdução – questão de pesquisa, objetivos, hipótese - referencial teórico e proceder metodológico.

•  Recomenda-se a separação dos resultados (apresentação e comentários a respeito dos dados) e da análise (interpretação e análise crítica dos dados – possíveis causas e consequências).

Conclusões

•  Este capítulo deve apresentar Conclusões, recomendações, sugestões.

•  Conclusões: Como o próprio nome diz, nessa parte devem ser apresentadas as conclusões a que se chegou com a pesquisa. Devem ser resgatados os objetivos. A pergunta/questão problema deve ser respondida. As hipóteses aceitas ou refutadas. Não é uma simples compilação do que foi apresentado no capítulo resultados e análise, mas sim uma sistematização dos principais pontos encontrados na pesquisa.

•   Recomendações: devem ser feitos às associações de classe, aos órgãos fiscalizadores, às empresas e/ou seus setores para melhoria de seus procedimentos – as recomendações devem ter estreita ligação com a pesquisa realizada.

•   Sugestões: As sugestões são relacionadas a novas pesquisas, normalmente, “o que se deixou para trás” após o delineamento/recorte de pesquisa ou descobertas realizadas no decorrer da pesquisa.

Capítulos e suas seções

•  Os capítulos serão apresentados de forma corrida, sendo que devem obedecer a seguinte sequência: Introdução (numerado, alinhado à esquerda), Referencial Teórico (numerado, alinhado à esquerda), Metodologia (numerado, alinhado à esquerda), Apresentação e Discussão dos Resultados (numerado, alinhado a esquerda), Conclusões ou Considerações Finais (sem numeração, centralizado), Referências (sem numeração, centralizado).

•   As partes do trabalho são chamadas de seção primária (título), seção secundária (subtítulo), seção terciária, seção quaternária e seção quinária (os demais subtítulos). Devem ser numeradas por algarismos hindu-arábicos, sequencialmente.

•  O espaçamento entre os títulos e o texto deve seguir as orientações iniciais deste regulamento.

•  Alinhamento à esquerda nos títulos e subtítulos.

•  Títulos e subtítulos devem ser diferenciados pela numeração e pela estética adotada, a qual deverá ser uniforme para todo o trabalho, conforme exemplos anteriores.

Elementos pós-textuais

Nota (s) Explicativa (s) – se for o caso Referências

Glossário Apêndice (s) Anexo (s)

Referências

•  O título “referências” não deve ser numerado.

•   Entrelinhas simples, Times New Roman 12, espaçamentos antes e depois 0, alinhamento justificado, sem tabulação. Deve-se utilizar um espaçamento de linha simples (enter) entre cada referência. As mesmas devem estar em ordem alfabética.

•  As demais características conforme normas da ABNT.

Citações

•  Conforme normas da ABNT.

Citação direta: São transcrições literais extraídas do texto consultado. Devem ser respeitadas todas as características formais em relação à redação, à ortografia e à pontuação original. A citação direta de até três linhas deve ser posta no texto do parágrafo, e transcrita entre aspas duplas. No caso de citação direta com mais de 3 linhas, o texto deve aparecer em parágrafo isolado, utilizando-se o recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor do que a do texto (Times New Roman 10), com entrelinhas em espaço simples e sem aspas. Citação indireta: É a reprodução de algumas ideias, sem que haja a transcrição literal das palavras do autor consultado. Deve ser fiel ao contexto original e não deve estar entre aspas. A identificação da página consultada é dispensável; o autor deverá ser citado pelo sobrenome, acompanhado, pelo menos, do ano de publicação da obra.

Citação de Citação: O ideal é que se evite este tipo de recurso, mas permite-se que seja feito sob condições postas pelo professor orientador do trabalho acadêmico/científico em elaboração. Trata-se da citação feita a partir de uma outra fonte original, à qual o elaborador do trabalho não teve acesso. Utilizam-se as expressões

 

“citado por” ou “apud”, interligando o nome do autor da obra diretamente consultada ao nome do autor original. A referência completa será citada na seção “Referências”.

Demais informações devem ser consultadas no Manual para Elaboração de trabalhos acadêmicos da FACULDADE ÁGORA e também na norma ABNT NBR 10520.

Notas de rodapé

Devem ser evitadas. Se forem necessárias, utilizar apenas para colocar explicações a respeito do assunto tratado, mas que não cabem no texto ou para colocar trechos de citações em outras línguas. Fonte Times New Roman 10.

Elementos pré-textuais

Conforme normas ABNT.

 


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