PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº 02/2022
III EDIÇÃO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE ÁGORA - AGOSTO 2022
A Coordenação do Programa de Iniciação Científica da FACULDADE ÁGORA torna público o presente Edital com as disposições relativas à III EDIÇÃO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, a ser realizado no segundo semestre letivo do ano de 2022, nos termos das normas e prazos aqui definidos.
A III EDIÇÃO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, destinada a
receber e avaliar os artigos científicos elaborados por acadêmicos bolsistas e voluntários do Programa de Iniciação Científica, sob a supervisão de professores-orientadores.
Conforme cronograma disposto neste edital, os acadêmicos bolsistas deverão submeter o projeto via email: iniciacaocientifica@faculdadeagora.edu.br .
A III EDIÇÃO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA objetiva despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante a participação em projetos de pesquisas orientados por professores-pesquisadores qualificados.
Ainda se figura como objetivo possibilitar que os acadêmicos inscritos no Programa de Iniciação Científica da FACULDADE ÁGORA adiram a linhas de pesquisas científicas e possam, então, espelhando-se na atuação de seus professores-orientadores, se sentirem estimulados a se desenvolverem profissionalmente como cientistas e pesquisadores.
É obrigatória a participação de todos os acadêmicos bolsistas inscritos no Programa de Iniciação Científica da FACULDADE ÁGORA. Entende-se por participação obrigatória de todos os acadêmicos inscritos no Programa de Iniciação Científica da FACULDADE ÁGORA, bolsistas, o compromisso de submeterem os trabalhos acadêmicos de suas autorias, em quaisquer das modalidades possibilitadas por este Edital, com conteúdo que reflita, de fato, os estudos e as pesquisas desenvolvidas e ou em desenvolvimento, e com qualidade bastante e suficiente para publicação em periódicos especializados e reconhecidos como idôneos.
A submissão de trabalhos com conteúdo deficitário, sem qualidade para publicação, será considerada, para efeitos do pacto formulado pelos acadêmicos com a FACULDADE ÁGORA e com o Programa de Iniciação Científica, como desídia e descumprimento de obrigação contratual, submetendo os infratores às sanções contratualmente previstas.
III EDIÇÃO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA será realizada no
decorrer do semestre letivo 2022/02, tendo com o prazo final a data de 02 de dezembro de 2022.
O prazo para submissão dos trabalhos obedecerá ao seguinte calendário:
CALENDÁRIO DA III EDIÇÃO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE ÁGORA |
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Submissão dos artigos científicos – prazo específico para os acadêmicos inscritos no Programa de Iniciação Científica da FACULDADE ÁGORA. |
Até 21 de outubro de 2022 |
Divulgação dos trabalhos classificados (ou não), com ou sem exigências a serem cumpridas pelos acadêmicos-autores/professores-orientadores. |
Até 03 de novembro de 2022 |
Submissão final dos trabalhos, após cumpridas as exigências e realizadas as correções de conteúdo e ou de formação exigidas. |
Até 16 de novembro de 2022 |
Encontro da Iniciação Científica |
Até 23 de novembro de 2022 |
Submissão final dos artigos corrigidos por sugestões apresentadas pelos, sob pena de exclusão e de não publicação. |
Até 02 de dezembro de 2022 |
O envio dos trabalhos deverá ocorrer até o dia 21 de outubro até as 23h59. Não serão aceitos trabalhos enviados após essa data. Os trabalhos deverão ser compartilhados com os orientadores que ficarão responsáveis por publicar o artigo no Drive criado exclusivamente para a Iniciação Científica. É de responsabilidade do acadêmico compartilhar a versão do trabalho a ser entregue, com o professor orientador. Os trabalhos serão analisados seguindo o cronograma descrito.
Serão aceitos, para submissão, análise e participação na III EDIÇÃO O PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE ÁGORA, trabalhos científicos na modalidade de ARTIGO CIENTÍFICO, observadas, no tocante à elaboração, conteúdo, elementos e formatação, as normas estabelecidas no MANUAL FACULDADE ÁGORA PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS, o qual se encontra disponível em https://www.faculdadeagora.edu.br/uploads/apresentas/anexos/ajes_20191025161347-cINX.pdf
Na avaliação dos trabalhos submetidos na modalidade Artigo Científico, serão considerados a apresentação formal dos textos, o conteúdo neles expostos, a correta abordagem da pesquisa a ser elaborada para a produção do artigo científico, e os elementos próprios da espécie.
Os textos que necessitarem correções, por sugestões apresentadas pelos professores- avaliadores, deverão, após corrigidos, ser novamente submetidos, pela mesma via já exposta neste Edital, conforme o cronograma aqui apresentado.
Cada Artigo poderá ter até 5 autores-coautores, sendo um deles o professor-orientador responsável.
Para os fins deste Edital, consideram-se inéditos os textos elaborados nessa modalidade especificamente para o Programa de Iniciação Científica da FACULDADE ÁGORA, e que não tenham sido publicados em quaisquer outros eventos ou periódicos.
O Artigo deve ser, obrigatoriamente, confeccionado com acompanhamento de um orientador, e seguir as normas postas neste item bem como casos específicos devem ser observados de acordo com o MANUAL DA FACULDADE ÁGORA PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS, o qual se encontra disponível em https://www.faculdadeagora.edu.br/uploads/apresentas/anexos/ajes_20191025161347-cINX.pdf
Características gerais |
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Papel A4, margem esquerda e superior: 3 cm, margem direita e inferior: 2 cm. |
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Entrelinhas 1,5 (espaçamento), tabulação: 1,25 cm, alinhamento justificado, fonte: Times New Roman 12, espaçamentos antes e depois 0. |
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Títulos, subtítulos e demais seções |
Exemplo |
Títulos dos capítulos (seção primária): em negrito, caixa alta (maiúsculas). Times New Roman 14 com numeração sequencial alinhado à esquerda. Espaçamento simples, 24 pt. antes e 24 pt. depois. |
1 TÍTULO |
Subtítulos dos capítulos (seção secundária): em negrito, caixa baixa (minúsculas) Times New Roman 12, alinhado à esquerda. Espaçamento simples, 12 pt. antes e 12 pt. depois. |
1.1 Subtítulo |
Demais Subtítulos dos capítulos (seção terciária): negrito e itálico (minúsculas), Times New Roman 12, alinhado à esquerda. Espaçamento simples, 12 pt. antes e 12 pt. depois. |
1.1.1 Seção Terciária |
Demais Subtítulos dos capítulos (seção quaternária): normal (SEM QUAISQUER FORMATAÇÕES), Times New Roman 12, alinhado à esquerda. |
1.1.1.1 Seção Quaternária |
Demais Subtítulos dos capítulos (seção quinaria): em itálico, caixa baixa (minúsculas), Times New Roman 12, alinhado à esquerda. Espaçamento simples, 12 pt. antes e 12 pt. depois. |
1.1.1.1.1 Seção Quinaria |
Se for mais de uma linha, deve utilizar-se o espaço simples, sem espaçamento entre linhas. |
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Tabelas e elementos ilustrativos (quadros, gráficos, fotografias etc.): • Entrelinhas simples, Times New Roman 10, espaçamentos antes e depois 0, alinhamento e alinhamento interno de acordo com a estética adotada para o trabalho (a qual deverá ser uniforme para todo o trabalho). Recomenda- se serem centralizados na página. Devem ser numeradas com algarismos hindu-arábicos sequencialmente e identificadas. O tamanho da fonte deverá ser uniforme para todos esses elementos. • No caso de tabelas e outros elementos ilustrativos, a identificação deve ser na parte superior e a fonte dos dados deve ser colocada na parte inferior. • A identificação e a fonte dos dados devem ser em fonte Times New Roman 10. |
• No caso de elaboração própria também deve conter a fonte dos dados. • Identificação e fonte dos dados devem estar alinhadas à esquerda, junto ao início da tabela ou elemento ilustrativo e não ultrapassar o final da tabela ou elemento ilustrativo. Se for mais de uma linha, deve utilizar-se o espaço simples, sem espaçamento entre linhas. |
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Quantidade de páginas |
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Mínimo: Conforme orientador, recomenda-se 20 (vinte) páginas |
Máximo: Conforme orientador, recomenda-se 25 (vinte e cinco) páginas |
Na quantidade de páginas é computada somente os elementos textuais, ou seja, a partir da introdução até a conclusão (excluindo elementos pré-textuais e pós-textuais). |
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Numeração das páginas |
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• Algarismos hindu-arábicos. Entrelinhas simples, Times New Roman 12, espaçamentos antes e depois 0, alinhamento à direita, no canto superior da página. • A contagem para a numeração das páginas começa a partir da folha de rosto, todos os itens a partir desta página são contados (inclusive anexos e apêndices). • A numeração deve aparecer somente a partir da introdução, incluindo os elementos pós-textuais. |
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Elementos pré-textuais do artigo |
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• Título, e subtítulo (se houver) • Nome (s) do (s) autor (es) e, em nota de rodapé, a identificação do(s) autor(es) (orientando e orientador), iniciando pelo sobrenome, em letras maiúsculas, seguido de vírgula, e dos prenomes e nomes, em caixa mista, seguidos de dois pontos. Havendo dois ou mais autores, seus nomes devem ser separados por ponto e vírgula. Na sequência, após os dois pontos, informa-se a titulação e o vínculo profissional ou institucional do(s) autor(es), e o(s) seu(s) endereço(s) eletrônico(s). • Resumo na língua vernácula. • Palavras-chave na língua vernácula. • Título, e subtítulo (se houver), em língua estrangeira (espanhol ou inglês). • Resumo em língua estrangeira (espanhol ou inglês). • Palavras-chave em língua estrangeira (espanhol ou inglês). |
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Resumo |
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• Um único parágrafo. • Deve ser apresentado em página separada. Entrelinhas simples, Times New Roman 12, espaçamento antes e depois 0, alinhamento justificado. Mínimo de 15 linhas, máximo de 20 linhas (de 150 a 250 palavras). • O título “resumo”, centralizado, em maiúsculas, não deve ser numerado. |
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Palavras-chave |
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• Mínimo de três, máximo de cinco (palavras ou expressões). Não devem ultrapassar duas linhas. Devem ser apresentadas logo após o resumo. • As três primeiras palavras-chave deverão constar também da ficha catalográfica. • Devem ser separadas por ponto. |
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Elementos Textuais |
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Introdução • Antecedentes ao problema (contextualização/problematização/situação problema), justificativas/motivações, questão de pesquisa, objetivos (geral e específicos), hipóteses (se for o caso), delimitações/parâmetros utilizados, metodologia de forma sucinta e organização do trabalho. Referencial teórico • Trazer as principais discussões teóricas ou empíricas sobre o tema, trabalhos já realizados por outros autores. O aluno deve “conversar/dialogar” com os autores da área, mostrando aspectos evolutivos, históricos, consensos e contradições sobre o tema pesquisado. O referencial deve dar suporte à pesquisa. Proceder metodológico • Neste capítulo devem-se apresentar os parâmetros da pesquisa: população e amostra (como foi feita a amostra, se for o caso), origem dos dados, características do instrumento de coleta de dados, circunstâncias da coleta de dados (se for o caso), limitações da pesquisa. A pesquisa deve ser classificada quanto à natureza, quanto à abordagem do problema, quanto aos objetivos e quanto aos procedimentos. • O instrumento de coleta de dados deve ser colocado em apêndice/anexo ao trabalho. Se for necessário, o autor deve fazer um pequeno referencial sobre o método/técnica de pesquisa adotada. |
Resultados e análise • Neste capítulo apresenta-se a pesquisa realizada. • Aqui o aluno deve apresentar os resultados (tabelas, quadros, gráficos) e comentá-los/ analisá-los de forma profunda. • Nessa parte, o aluno deve demonstrar todo seu entendimento a respeito da pesquisa realizada. • Deve haver uma forte ligação entre as partes anteriores, ou seja, introdução – questão de pesquisa, objetivos, hipótese - referencial teórico e proceder metodológico. • Recomenda-se a separação dos resultados (apresentação e comentários a respeito dos dados) e da análise (interpretação e análise crítica dos dados – possíveis causas e consequências). Conclusões • Este capítulo deve apresentar Conclusões, recomendações, sugestões. • Conclusões: Como o próprio nome diz, nessa parte devem ser apresentadas as conclusões a que se chegou com a pesquisa. Devem ser resgatados os objetivos. A pergunta/questão problema deve ser respondida. As hipóteses aceitas ou refutadas. Não é uma simples compilação do que foi apresentado no capítulo resultados e análise, mas sim uma sistematização dos principais pontos encontrados na pesquisa. • Recomendações: devem ser feitos às associações de classe, aos órgãos fiscalizadores, às empresas e/ou seus setores para melhoria de seus procedimentos – as recomendações devem ter estreita ligação com a pesquisa realizada. • Sugestões: As sugestões são relacionadas a novas pesquisas, normalmente, “o que se deixou para trás” após o delineamento/recorte de pesquisa ou descobertas realizadas no decorrer da pesquisa. |
Capítulos e suas seções |
• Os capítulos serão apresentados de forma corrida, sendo que devem obedecer a seguinte sequência: Introdução (numerado, alinhado à esquerda), Referencial Teórico (numerado, alinhado à esquerda), Metodologia (numerado, alinhado à esquerda), Apresentação e Discussão dos Resultados (numerado, alinhado a esquerda), Conclusões ou Considerações Finais (sem numeração, centralizado), Referências (sem numeração, centralizado). • As partes do trabalho são chamadas de seção primária (título), seção secundária (subtítulo), seção terciária, seção quaternária e seção quinária (os demais subtítulos). Devem ser numeradas por algarismos hindu-arábicos, sequencialmente. • O espaçamento entre os títulos e o texto deve seguir as orientações iniciais deste regulamento. • Alinhamento à esquerda nos títulos e subtítulos. • Títulos e subtítulos devem ser diferenciados pela numeração e pela estética adotada, a qual deverá ser uniforme para todo o trabalho, conforme exemplos anteriores. |
Elementos pós-textuais |
Nota (s) Explicativa (s) – se for o caso Referências Glossário Apêndice (s) Anexo (s) |
Referências |
• O título “referências” não deve ser numerado. • Entrelinhas simples, Times New Roman 12, espaçamentos antes e depois 0, alinhamento justificado, sem tabulação. Deve-se utilizar um espaçamento de linha simples (enter) entre cada referência. As mesmas devem estar em ordem alfabética. • As demais características conforme normas da ABNT. |
Citações |
• Conforme normas da ABNT. Citação direta: São transcrições literais extraídas do texto consultado. Devem ser respeitadas todas as características formais em relação à redação, à ortografia e à pontuação original. A citação direta de até três linhas deve ser posta no texto do parágrafo, e transcrita entre aspas duplas. No caso de citação direta com mais de 3 linhas, o texto deve aparecer em parágrafo isolado, utilizando-se o recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor do que a do texto (Times New Roman 10), com entrelinhas em espaço simples e sem aspas. Citação indireta: É a reprodução de algumas ideias, sem que haja a transcrição literal das palavras do autor consultado. Deve ser fiel ao contexto original e não deve estar entre aspas. A identificação da página consultada é dispensável; o autor deverá ser citado pelo sobrenome, acompanhado, pelo menos, do ano de publicação da obra. Citação de Citação: O ideal é que se evite este tipo de recurso, mas permite-se que seja feito sob condições postas pelo professor orientador do trabalho acadêmico/científico em elaboração. Trata-se da citação feita a partir de uma outra fonte original, à qual o elaborador do trabalho não teve acesso. Utilizam-se as expressões |
“citado por” ou “apud”, interligando o nome do autor da obra diretamente consultada ao nome do autor original. A referência completa será citada na seção “Referências”. Demais informações devem ser consultadas no Manual para Elaboração de trabalhos acadêmicos da FACULDADE ÁGORA e também na norma ABNT NBR 10520. |
Notas de rodapé |
Devem ser evitadas. Se forem necessárias, utilizar apenas para colocar explicações a respeito do assunto tratado, mas que não cabem no texto ou para colocar trechos de citações em outras línguas. Fonte Times New Roman 10. |
Elementos pré-textuais |
Conforme normas ABNT. |
Todos os trabalhos acadêmicos (Artigos Científicos) submetidos à III EDIÇÃO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE ÁGORA deverão ser elaborados no idioma português, observando-se as regras da norma culta, com cientificidade e com conteúdo que reflitam, efetivamente, os estudos e as pesquisas realizados, e com qualidade bastante e suficiente para serem publicados em eventos e em periódicos de idoneidade reconhecida no âmbito acadêmico.
Os trabalhos submetidos, aceitos, e aprovados pelas bancas de professores ou pelos professores-avaliadores, serão publicados nos Anais do III ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE ÁGORA que ocorrerá no Semestre Letivo 2022/2.
Os melhores trabalhos (Artigos Científicos), assim considerados pela Coordenação do Programa de Iniciação Científica da FACULDADE ÁGORA, poderão, a critério da Direção Geral, compor um livro específico e próprio do Programa de Iniciação Científica.
As publicações dos artigos derivados dos Artigos Científicos contarão como horas de atividades complementares (AC’s) para os acadêmicos-autores, observadas, nesse aspecto, as normas da FACULDADE ÁGORA sobre esse tema.
Serão inaceitáveis, sob quaisquer aspectos, quaisquer espécies de plágios nos trabalhos (Artigos Científicos) submetidos à III EDIÇÃO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE ÁGORA, tanto por uma violação ao direito autoral, quanto por revelar a falta de ética e o descompromisso por parte do plagiador.
A eventual constatação de plágio, em quaisquer dos trabalhos submetidos será causa, por si mesma, de desconsideração do texto e de penalização do acadêmico-autor plagiador, observados, para efeito da penalização, os direitos constitucionais do contraditório e da ampla defesa.
A responsabilidade pela autoria e originalidade (inexistência de plágio) dos textos submetidos é, única e exclusiva, dos acadêmicos-autores, bolsistas, os quais responderão
administrativa, cível e penalmente pela conduta e pelos prejuízos que causarem aos autores, à FACULDADE ÁGORA, aos professores e quaisquer outros que se sentirem prejudicados pela conduta.
Todos os acadêmicos-autores que tiverem seus trabalhos aceitos, deverão enviar à Coordenação do Programa de Iniciação Científica da FACULDADE ÁGORA, juntamente com a versão final do Artigo Científico, uma via da Declaração constante do Anexo I deste Edital.
A Comissão Organizadora dispõe de competência para alterar/retificar as disposições do presente Edital, dando publicidade em tempo hábil.
As bancas de professores e os professores-avaliadores serão nomeados oportunamente. Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação do Programa de Iniciação Científica da FACULDADE ÁGORA.
Campo Novo do Parecis – MT, 01 de Agosto de 2022.
Coordenadora do Programa de Iniciação
Científica da Faculdade Ágora
Eu, , portador (a) da Cédula de Identidade
– RG nº SSP/ , e inscrito (a) no Cadastro de Pessoas Físicas do Ministério da Fazenda – CPF sob nº _ , DECLARO e AUTORIZO que o trabalho acadêmico de minha autoria, intitulado , seja utilizado, total ou parcialmente, para fins de pesquisa acadêmica, didática ou técnico-científica, desde que se faça referência à fonte e à autoria. Autorizo, ainda, a sua publicação pela FACULDADE ÁGORA, ou por quem dela receber a delegação, desde que também seja feita referência à fonte e à autoria.
Campo Novo do Parecis, de de 2022.
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