ISSN: 2595-5519

Iniciação Científica

APRESENTAÇÃO

Participar da iniciação científica traz o acadêmico para esse universo chamado pesquisa e o acompanha no desenvolvimento de conhecimentos importantes para a sua vida acadêmica, como redigir textos científicos, apresentar trabalho em eventos e publicar em veículos de divulgação científica.

Dentro do Programa de Iniciação Científica, o acadêmico tem a oportunidade de conhecer diversos métodos científicos que, futuramente, o auxiliarão em sua profissão. A iniciação científica também é um meio de suprir a curiosidade do acadêmico, ou melhor, despertá-la, pois esse é o combustível de um grande cientista.
 
Além disso, a profissão é um fator que interfere na qualidade de vida. Com a competitividade e a facilidade de capacitação profissional, as pessoas que planejam ter uma carreira promissora necessitam desenvolver, o mais cedo possível, competências que as tornaram atrativas para o mercado de trabalho. Dessa forma, a iniciação científica é, na vida do acadêmico, uma ferramenta para desenvolver essas competências e um meio para que ele tenha sucesso em sua carreira profissional.
 
Ademais, o Programa de Iniciação Científica, traz outras vantagens, como: aproximação entre acadêmicos e docentes, atualização sobre os assuntos em pauta na sociedade, aprimoramento da leitura, da escrita e do vocabulário e capacidade de encarar desafios e solucionar problemas. Como vantagem adicional, na AJES, os acadêmicos têm a oportunidade de concorrer a bolsas de iniciação científica, as quais são ofertadas semestralmente.
 
Finalizando, a iniciação científica é um preparo valioso para todos os acadêmicos que desejam se aperfeiçoar quer seja em sua vida acadêmica, como em sua futura carreira profissional.
 
Autora: Gleice Cardoso, Acadêmica do  IX Termo do Curso de Psicologia

© 2024 AJES. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvido por CDS - Centro de Desenvolvimento de Software.