Encontro da Psicologia

Normas

Confira as normas para a Submissão e Publicação dos trabalhos

Sobre os artigos: são aceitos artigos inéditos, ou artigos que já tenham sido publicados e que estejam sob direitos autorais, desde que seja apresentado também o devido documento atestando autorização para reimpressão da editora que detém os direitos autorais, em Português (Brasileiro ou Europeu).

MODALIDADES

RESUMOS EXPANDIDOS

1.1 – O resumo expandido deve ser redigido em formatação de folha A4 com margens: superior 3 cm, inferior 2 cm, lateral esquerda 3 cm, lateral direita 2 cm. O número mínimo de páginas é 2 (dois) e, o máximo, 4 (quatro). Observe os itens a seguir para redigir e inscrever seu resumo:

1.2 – O resumo expandido deve conter os seguintes itens:

1.2.1 – Título: em letras maiúsculas com, no máximo, 20 (vinte) palavras, utilizando fonte Times New Roman, corpo 12, em negrito, centralizado.

1.2.2 – Nome dos autores: em fonte Times New Roman, corpo 10, os nomes completos dos autores, grafados somente com as primeiras letras maiúsculas, alinhamento à direita, com nota de rodapé indicando a qualificação dos autores, o vínculo institucional e o e-mail para contato.

1.2.3 – Área e eixo temático do evento;

1.2.4 – Resumo: máximo de 250 (duzentas e cinquenta) palavras, com breves e concretas informações sobre a justificativa, os objetivos, métodos, resultados e conclusões do trabalho. O Resumo deve ser apresentado em parágrafo único em português;

1.2.5 – Palavras-chave em português; no mínimo, 3 (três) e, no máximo, 5 (cinco) palavras;

1.2.6 – Introdução: deve justificar o problema estudado de forma clara, contendo, também, os objetivos do trabalho realizado;

1.2.7 – Materiais e métodos: o texto deve ser conciso, mas suficientemente claro. Deve conter as referências da metodologia de estudo e pesquisa;

1.2.8 – Resultados e discussão: deve conter os dados/resultados obtidos até o momento na pesquisa, com sua contextualização frente aos pontos de discussão;

1.2.9 – Considerações finais: devem ser escritas com base nos dados apresentados no item. Momento para que o autor possa avançar/inovar frente ao tema, trazendo uma reflexão sua sobre a temática proposta.

1.2.10 Referências: relacionar todas as referências citadas nas diversas partes do resumo de acordo com as normas da ABNT.

1.3 – A apresentação oral dos Resumos Expandidos terá a duração de dez minutos – e poderá ter auxílio de data show;

 

2 ARTIGOS COMPLETOS

2.1 O Artigo Completo possuirá no mínimo 15 (quinze) e no máximo 30 (trinta) laudas no formato Word (A4, posição vertical; Fonte: Times New Roman; Corpo: 12; Alinhamento: Justificado, sem separação de sílabas; Entre linhas: Espaçamento um e meio; Parágrafo: 1,25 cm; Margem: superior e esquerda – 3 cm; Inferior e direito – 2 cm):

a) Página formato A4.
b) Fonte Times New Roman, 12 (título), 12 (texto), 10 (citações recuadas e notas).
c) Margens: 3 cm (superior e esquerda); 2 cm (inferior e direita).
d) Espaçamento entre linhas: 1,5cm.
e) A primeira linha dos parágrafos deve conter um espaçamento de 1,25 cm.
f) O espaçamento dos títulos em relação ao texto deve ser de 6 pt antes e depois.
g) O título (em caixa alta) e nomes de seções (em caixa alta) e subseções (em caixa baixa) deverão ser escritos em negrito.
h) Notas explicativas e Referências: deverão estar dispostas em rodapé ao final da página. A lista da bibliografia utilizada deve, igualmente, aparecer no fim do artigo (nas Referências).

2.2 Formatação:

2.2.1 – Título completo do artigo em caixa alta, centralizado e em negrito.

2.2.2 – Abaixo do título, com alinhamento à direita, devem seguir, em sequência: nome completo do(s) autor(es) (por extenso); em itálico. Em nota de rodapé, deve ser informada a qualificação do(s) autor(res), vínculo institucional e e-mail para contato

2.2.3 – Resumo em português com mínimo de 100 (cem) e máximo de 250 (duzentas e cinquenta) palavras, contendo: contextualização do tema e do objeto de estudo, síntese dos procedimentos metodológicos, resultados e considerações finais/conclusões (ABNT – NBR 6028); redigido em parágrafo único, espaço simples, alinhamento justificado, fonte times 10.

2.2.4 – Palavras-chave em número mínimo de 03 (três) e máximo de 05 (cinco): termos ou expressões que identifiquem o conteúdo do trabalho.

2.2.5 – Resumo em uma língua estrangeira (espanhol, inglês): Elemento obrigatório, com as mesmas características do resumo na língua estrangeira optada. Em inglês, por exemplo, seria o Abstract, que deverá seguir com as palavras-chave, no caso do exemplo (em inglês), key-words.

2.2.6 – Sumário: Será com parágrafo justificado, fonte times 10, em português. Exemplo: SUMÁRIO: 1 Introdução; 2 (…); 3 (…); 4 Conclusão; Referências;

2.2.7 – Deve-se obedecer à seguinte formatação sequencial: Título; Autor; Resumo; Palavras-chave; Resumo em língua estrangeira (em Inglês, por exemplo: Abstract); Palavras-Chave em língua estrangeira (em Inglês, por exemplo: Key-words); Sumário; Introdução; Desenvolvimento; Conclusão e Referências.

 

3 PÔSTER

3.1 A AJES disponibilizará espaço para a apresentação dos trabalhos de pôster.

3.2 A apresentação dos pôsteres ocorrerá no dia 28/08/2018, durante o evento.

3.3. Os pôsteres deverão obedecer às medidas (90 cm x 120 cm) e conter, no mínimo, os seguintes itens: Título do trabalho; Autores e filiação institucional; Introdução; Método (ou Desenvolvimento, para trabalhos teóricos); Resultados e Discussão (ou Considerações Finais, para trabalhos teóricos) e Referências.

3.4. Cada pôster deverá ser apresentado somente por um autor que deverá permanecer ao lado do pôster durante todo o período estipulado para a exposição.

 

Publicação
Os trabalhos avaliados e aprovados pela Comissão Científica do evento serão publicados nos Anais do Encontro de Psicologia da AJES. A publicação dos trabalhos nos Anais do Encontro não implicará remuneração aos autores.

Direitos autorais:

  • O envio de qualquer trabalho científico implica automaticamente na cessão de direitos autorais em prol do evento OU
  • Caso o trabalho já tenha sido submetido ou publicado em outro veículo de divulgação científica (ex., eventos científicos, revistas especializadas, livros), os autores devem indicar, em nota de rodapé no trabalho, a referência da publicação original, bem como devem declarar que solicitaram e obtiveram autorização do detentor dos direitos autorais para reimpressão (isto é, para divulgação do mesmo trabalho em outros meios)
  • Os trabalhos científicos submetidos ao Encontro serão de responsabilidade exclusiva de seus autores, não vinculando de nenhuma maneira às Comissões Organizadora e Científica do evento ou, ainda, à Instituição.

A inclusão dos trabalhos científicos na programação do Encontro e a publicação nos Anais ficam condicionadas:

  • À aprovação do trabalho pela Comissão Científica do Encontro;
  • À apresentação do trabalho por pelo menos um dos autores, durante o evento, na data e horário estipulados.

 

AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO

A Comissão Científica julgará os trabalhos baseando-se nos seguintes critérios de avaliação:

  • Estrutura;
  • Clareza no desenvolvimento do tema;
  • Profundidade do tema proposto, com nível compatível à publicação.

O processo dar-se-á em termos anônimos de avaliação, agindo a Comissão Científica por meio de formulário fornecido pela Comissão Organizadora do Evento, o qual será composto dos seguintes itens para análise:

a) Relevância do tema: analisar a importância do tema tratado, sua atualidade e possível impacto perante a comunidade acadêmica;
b) Profundidade da abordagem: analisar o modo como o autor tratou do tema proposto, em termos de argumentação e raciocínio;c) Qualidade do texto: analisar a redação empregada pelo autor, em termos de clareza, coerência e coesão;
d) Qualidade da pesquisa: analisar o método empregado, examinando se as fontes/referências foram satisfatórias e/ou suficientes;

A Comissão Organizadora e Cientifica, bem como a AJES estarão isentas da obrigatoriedade da entrega do certificado e da publicação se:

  • Nenhum dos autores comparecer no horário e local estabelecidos pela Comissão Organizadora para apresentar o trabalho;
  • O autor não preparar material ou multimídia para a apresentação;
  • O orientador do trabalho não autorizar a apresentação do trabalho no evento.

© 2024 AJES. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvido por CDS - Centro de Desenvolvimento de Software.